Escolha uma Página

Você sabia que o dia 19 de Julho é considerado o Dia da Caridade?

No Brasil esta data tornou-se oficialmente o Dia da Caridade através da Lei nº 5.063, de 1966. A data foi criada com o objetivo de difundir e incentivar a prática da solidariedade e do bom entendimento entre os homens e a cada ano vem sendo mais difundida.

Trata-se de uma data em que devemos exercer nossa solidariedade, nosso sentimento de apoio ao próximo.

Caridade é doar-se e ajudar o outro sem esperar nada em troca e deve ser praticada diariamente é “diminuir a distância entre nós e o próximo”.

Didaticamente se considera a existência de dois tipos de caridade: material, quando damos o que temos e a moral, quando damos o que somos. A material supre as necessidades do corpo físico, mata a fome, aquece o corpo do frio e de outras tantas carências. A caridade moral é mais difícil, mais elaborada e complexa, pois exige de nós sentimentos como a humildade e a paciência, buscando ajudar a quem precisa com gestos de amor, palavras de carinho e conforto, com a doação do nosso tempo, fazendo com que o outro supere momentos de dor e sofrimento.

O Tribunal Solidário (TS) quer cada vez mais reforçar a corrente do bem, e chamar a todos para participarem efetivamente desse dia. Com a Missão de “Desenvolver, articular e apoiar ações solidárias estruturadoras, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e para o fortalecimento da cidadania ativa” o TS busca sempre ajudar ao próximo com atuação em diversos projetos.

É importante reforçar que a caridade não se restringe a fazer doações, a dar esmola, pois abrange todas as relações com o próximo. Caridade pode ser ajudar um amigo a encontrar um emprego, fazer uma doação a um orfanato, a um asilo, é ajudar a outras pessoas a obter meios de sobrevivência seja através de um trabalho ou da realização de alguma atividade, é ser voluntário numa ONG, num hospital, num lar de idosos, etc.

É muito importante a existência de um dia específico para a caridade, mas independente da data, a caridade deve estar presente em todos os dias de nossas vidas. Muitos são os exemplos de pessoas especiais que vivem pra fazer o bem: Jesus Cristo, Francisco Cândido Xavier, Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce, Papa João Paulo II e tantos e tantos outros, inclusive muitos anônimos que dedicam a vida ao próximo.

Chamamos todos para participarem de duas campanhas de caridade para atender duas instituições que estão precisando muito de ajuda: a Creche Tio Manoel Vieira, em Paulista (BB, Ag. 0821-4, C/C 18.412-8), que teve o telhado destruído pelas chuvas dos dias 25 e 26 de junho em Recife, bem como o CRVV, no bairro do Pina, que está precisando de reforma urgente na sua estrutura física (BB, Ag. 3699-4, C/C 32.206-7). Participe.