Escolha uma Página

Existem muitos e diversos tipos de problemas a solucionar na nossa sociedade: miséria social, pobreza extrema, fome, desigualdade social, crianças abandonadas, órfãos, deficientes, idosos sem assistências, degradação ambiental, vítimas de violência, dependentes de drogas, ex-presos, exploração de crianças na prostituição, lixo, falta de saneamento básico, sistema educacional inadequado, e infindáveis consequências negativa de todos esses males.

A responsabilidade é de todos. Cada um de nós precisa buscar um mundo mais humano, justo e solidário, menos desigual e com mais oportunidade para todos. Assim o Tribunal Solidário (TS) , ONG formada por servidores do Tribunal de Contas do estado de Pernambuco, mais uma vez vem dar continuidade ao seu trabalho de resgate da cidadania e a efetiva estruturação social na vida de pessoas carentes, participando diretamente de movimentos envolvendo crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Para 2015 o TS recebeu diversos projetos externos, dos quais foram aprovados 16, tendo sido analisados de acordo com as prioridades já definidas para a aprovação, segundo nos critérios preestabelecidos: promoção de processo de ensino aprendizagem de crianças, jovens e adultos, contribuição da retirada de crianças e adolescentes das ruas, promoção da saúde e do bem estar de pessoas carentes, construção de cidadania. Foi levada em consideração também a credibilidade da instituição proponente do projeto, metodologia de trabalho, possibilidade de acompanhamento dos resultados, além do fato de ser do estado de PE, carência da instituição quanto a outros apoios e parcerias.

É importante frisar que todos os projetos serão acompanhados e monitorados em sua execução, buscando a melhor aplicação dos recursos.

Além dos projetos externos o Tribunal Solidário poderá também desenvolver projetos próprios ao longo do exercício.

O TS acredita que por meio de ações sociais e estímulo ao serviço voluntário a corrente de solidariedade se solidifica, a sociedade melhora, há uma busca por soluções de problemas de forma mais criativa, há um estímulo a articulações entre instituições e comunidades e uma maior cooperação entre todos, além de fazer um bem enorme a quem ajuda e é ajudado.

Projeto: Minha Vida Profissional

Objeto: Ajuda de custo para viabilizar 50% do valor dos cursos profissionalizantes de padeiro, pasteleiro, garçom, auxiliar de cozinha para alunos entre 16 e 28 anos e inserção no mercado de trabalho
Parceiro: CECOSNE
Bairro: Madalena
Cidade: Recife

Projeto: Esporte na Comunidade

Objeto: Promover através de atividades esportivas vólei, basquete, futebol e tênis, o desenvolvimento pessoal e social de 20 crianças entre 07 e 14 anos
Parceiro: CRVV – Centro de Revitalização e Valorização da Vida
Bairro: PINA
Cidade: Recife

Projeto: Creche Limpa

Objeto: Aquisição de produtos de higiene e pessoal e material de limpeza para promover a higiene diária das 25 crianças atendidas pela instituição no período de 9 meses
Parceiro: Lar de Paulo
Bairro: Água Fria
Cidade: Recife

Projeto: Renascer

Objeto: Revitalização da estrutura física com reforma interna da casa de acolhida, com a restauração dos seguintes ambientes: terraço, sala, banheiro, despensa e sala de computação, para tornar o ambiente mais acolhedor e seguro, para 42 crianças e adolescentes.
Parceiro: ASPP
Bairro: Centro
Cidade: Palmares

Projeto: Equipamento Solidário II

Objeto: Aquisição de equipamento para estruturar as salas de aula, cozinha, secretaria e refeitório para atender as 110 crianças melhorando o espaço de convivência.
Parceiro: Creche Jesus de Nazaré
Bairro: Paulista
Cidade: Recife

Projeto: Novo Horizonte

Objeto: Aquisição de um toldo e 4 conjuntos de mesas e cadeiras plásticas que possibilitem a manutenção do trabalho profissionalizante que vem sendo implantado com aulas de pintura, croché e reciclagem de materiais, tais como: a confecção de vassouras de garrafas pet, visando ampliar o número de participantes (150 pessoas atendidas)
Parceiro: FEA – Federação Espírita de Aldeia
Bairro: Aldeia
Cidade: Camaragibe

Projeto: Por Uma Vida Melhor

Objeto: Aquisição de ventiladores, geladeira, colchonetes, freezer e brinquedos para atender melhor as 45 crianças carentes atendidas pelo projeto.
Parceiro: Creche Santa Clara
Bairro: Peixinhos
Cidade: Olinda

Projeto: Biblioteca e Sala Multi Uso

Objeto: Reestruturas a sala da biblioteca e a sala multi uso, renovando a pintura interna e externa, climatização, melhoria do banheiro, aquisição de móveis adequados, louças sanitárias, portas de alumínio, grades, tornando-as mais seguras e preparadas para os usuários (17 residentes e 130 flutuantes).
Parceiro: ASSOBECER – Associação de Cegos do Recife
Bairro: Afogados
Cidade: Recife

Projeto: Novos Talentos

Objeto: Pagamentos de instrutores e compra de equipamentos para realização de cursos de música num período de 8 meses para atender cerca de 73 crianças e adolescentes, em aulas de violão, violino, teclado, flauta doce, violoncelo o e viola de corda.
Parceiro: Peixotinho
Bairro: Boa Viagem
Cidade: Recife

Projeto: Equipamentos Estruturantes

Objeto: Aquisição de um fogão industrial e 5 ventiladores para melhor funcionamento das atividades do centro e melhor atender às 100 crianças assistidas
Parceiro: CVC – Centro de Valorização da Vida
Bairro: Vasco da Gama
Cidade: Recife

Projeto: Material Didático

Objeto: Aquisição de materiais didáticos e de uso das crianças durante sua permanência na creche e atividades complementares durante o ano, para melhor atendimento as 100 crianças assistidas
Parceiro: CVC – Centro de Valorização da Vida
Bairro: Vasco da Gama
Cidade: Recife

Projeto: Gerando Sonhos

Objeto: Contratação de um professor de música visando estimular as 15 crianças atendidas pela entidade e desenvolver a concentração, percepção dos sons, ritmos, disciplina, utilizando jogos musicais através das oficinas
Parceiro: Lar Rejane Marques
Bairro: Campo Grande
Cidade: Recife

Projeto: Construindo Cidadania

Objeto: Aquisição de equipamentos eletrônicos, multimídia e eletrodoméstico para estruturação dos espaços de convivência e salas de informática, para melhora atender às 140 crianças e adolescentes do projeto.
Parceiro: Creche Tio Manoel
Bairro: Arthur Lundgren I
Cidade: Paulista

Projeto: Reforço Escolar

Objeto: Financiamento de oficina cultural com reforço escolar aos conteúdos estudados e aprimoramento do domínio da leitura e escrita, contação de histórias e uso da biblioteca (80 pessoas beneficiadas)
Parceiro: Lar de Clara
Bairro: Piedade
Cidade: Jaboatão dos Guararapes

Projeto: Projeto Educarte

Objeto: Criação de uma sala de arteterapia para incremento das atividades das 100 crianças de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade atendidas pelo educandário, bem como a reforma da cozinha e sala de nutrição.
Parceiro: Educandário Magalhães Bastos
Bairro: Várzea
Cidade: Recife

Projeto: Conectando o saber

Objeto: Aquisição de computadores e material de informática, e pagamento de instrutor para incrementar as aulas de informática e desenvolver as habilidades com o uso do computador estimulando o aprendizado das diversas áreas do conhecimento de forma interdisciplinar, para atender 120 crianças
Parceiro: Instituto Nossa Senhora de Fátima
Bairro: Boa Vista
Cidade: Recife

Se você quer conhecer melhor os projetos venha falar com a gente. Seja um padrinho do projeto, venha ser um voluntário.

Diretoria do TS.

Ariane
Vieira
Alice
Lídia