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Construção Solidária

construção solidáriaPROJETO

Construção Solidária

OBJETIVO

Qualificação profissional e inclusão sócio-produtiva para homens e mulheres interessados em atuar na área da construção civil, com orientação para o ingresso no mercado de trabalho.

PÚBLICO-ALVO

Homens e mulheres com baixa renda, com mais de 18 anos, que saibam ler e escrever e que estejam morando em municípios do Estado de Pernambuco atingidos pelas enchentes do mês de junho de 2010.

CURSOS OFERECIDOS

Cursos de qualificação profissional para pessoas interessadas em trabalhar como pedreiro, eletricista e encanador.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Municípios do Estado de Pernambuco atingidos pelas enchentes do mês de junho de 2010.

PRAZO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

De novembro de 2010 a dezembro de 2012

HORÁRIO

Os cursos oferecidos em três turnos:

Manhã – das 8h00 às 12h00
Tarde – das 13h00 às 17h00
Noite – das 18h00 às 22h00

CARGA HORÁRIA

Cada turma com uma carga horária total de 80 horas, distribuídas ao longo de 4 semanas, com 20 horas semanais cada.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DOS CURSOS

Municípios do Estado de Pernambuco atingidos pelas enchentes do mês de junho de 2010.

RESULTADOS

33 municípios contemplados
126 turmas com até 30 alunos cada uma: 53 de eletricistas, 42 de pedreiros e 31 de encanadores
10.080 horas/aulas totalizadas
3.297 pessoas capacitadas, sendo 1.037 pedreiros, 1.535 eletricistas e 727 encanadores

ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO

No final do curso houve uma orientação para o ingresso no mercado de trabalho envolvendo as seguintes ações:

Avaliação do aproveitamento do aluno e reunião de feedback para destacar os pontos positivos e os pontos a melhorar;
Concessão de certificado de participação para os alunos com freqüência igual ou maior do que 75%;
Palestra sobre como ingressar no mercado de trabalho;

PRÊMIOS E INCENTIVOS

Lanche para todos os alunos;
Certificado de Participação para os alunos com freqüência igual ou superior a 75%;
Kit para três alunos de cada turma, sorteados entre os 5 alunos com os melhores desempenhos;

METODOLOGIA DE ENSINO

Exposição dialogada sobre o conteúdo teórico;
Atividades práticas: laboratório e situação real;
Avaliação do desempenho dos participantes (oral e escrita);

PARCERIAS

Este projeto foi idealizado e executado pelo Tribunal Solidário em parceria com as prefeituras dos municípios contemplados e Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado de Pernambuco – Programa Penobatente.