Escolha uma Página

Projeto Jovem Voluntário do Tribunal Solidário

O Projeto Jovem Voluntário é mais uma iniciativa do Tribunal Solidário, criado a partir de uma demanda de jovens estrangeiros, que foi trazida por um dos associados, Jonas Moreno, e discutida e acatada pela atual diretoria. Assim, o Tribunal Solidário estruturou o piloto do projeto, sob a coordenação de Ariane Fonseca de Oliveira e, em 10 de junho recebeu seus primeiros participantes.
Daniel Joseph Ellis e Anna Gabriela Willis são os dois primeiros jovens a participarem dessa experiência. Ambos cursam a University of Florida, em Jacsksonville, Florida, Estados Unidos. O que motivou os dois,  que resolveram, depois de muito pensar e se queixar dos problemas do mundo, arregaçar as mangas e tentar fazer algo a respeito, foi a possibilidade de conhecer mais de perto um projeto social brasileiro.

A Instituição escolhida, que aceitou participar da iniciativa, foi o Centro de Revitalização e Valorização da Vida, ONG com mais de 30 anos de atuação, situada no Bairro do Pina, que resgata crianças e jovens em situações de risco, parceira do TS no projeto esporte na comunidade. 

O objetivo principal do projeto é facilitar o intercâmbio entre universidades de outros países com ONGs parceiras do Tribunal Solidário, entre os voluntários e instituições que desenvolvem um trabalho social sério, ampliando o acesso que um tem ao outro, tudo coordenado e acompanhado pelo TS, cumprindo agenda de atividades construída junto com o TS e a instituição escolhida para acolher o jovem voluntário.

[slideshow_deploy id=’1210′]

O TS busca reunir jovens comprometidos, que lutam por uma realidade melhor e que viverão experiências distintas uma das outras, em instituições diversas, mas igualmente importantes.
Os integrantes precisam estar cursando uma universidade e haverá um termo de compromisso assinado pelo participante e  o Tribunal Solidário, onde estarão especificadas as atividades a serem desenvolvida junto à ONG parceira do TS e a carga horária de trabalho que deverá cumprir. Ao final o participante recebera certificado de participação o qual será encaminhado a sua universidade.

O Trabalho voluntário é uma prática extremamente séria e exercitada por jovens de diversos países. Culturalmente o Brasil precisa avançar cada vez mais nessa área. O TS acredita que com esta iniciativa estará incentivando os nossos jovens a aderirem também ao voluntariado, de forma comprometida e continuada.

A Diretoria do TS aproveita para convidar os filhos dos associados que tiverem interesse e disponibilidade de tempo em desenvolver trabalho voluntário, que procure a nossa equipe.